7 – Quando vai estar bom o resultado?

Indicador só indica. Ele não tem braços, pernas e voz ativa. Ele também não aponta solução alguma. É apenas um sinalizador. Um orientativo do que está acontecendo e do que pode vir a acontecer. Para que ele demonstre um bom resultado ações devem ser tomadas. Ações concretas e pautadas em números, em uma mensura correta e confiável. Ele existe para que se tenha assertividade no processo decisório. Afinal, não se controla o que não se mede.
E como ele pode ajudar nisso? Através de metas. É a determinação delas, e esse tema por si só já é pauta para um novo artigo, que vai tornar o uso do indicador mais eficaz.
Nesse momento frases como “sempre foi assim”, “eu acho...”, “tenho certeza que o maior problema é esse” e adjacências devem ser abolidas. Entram em pauta “o número vem crescendo desde tal dia”, “há uma tendência de queda desde...”, “o maior problema apontado é...”.
Achismos e acreditações NÂO devem ser motivo mais de justificativas.
E não esqueça de determinar seu limite de trabalho. O que é isso? São margens de trabalho para controle de resultados.
Exemplo: a média de um indicador é 10. O limite superior me diz que eu não posso aceitar um indicador que chegue a 12, por exemplo, por que essa variação seria danosa ao meu processo. E meu limite inferior me diz que o considerado aceitável é que baixe até 8. Os limites indicam a partir de quando eu posso considerar aceitável uma variação no meu resultado, sem que isso seja necessariamente um problema, como deixa claro que, se o resultado extrapolar essa faixa de trabalho, para mais ou para menos, algo importante deve ser analisado. Entendeu? Não?
Nada é constante, até uma linha reta deixa de sê-lo em outras perspectivas, portanto variações são comuns e aceitáveis. Os limites superiores e inferiores dizem até que ponto isso é tolerável. Caso um resultado extrapole esse limite, chegue aos 15, por exemplo, é sinal de que algo muito errado está acontecendo, isso também deve ser verificado caso baixe para 6. Um número bom? Sim, sem dúvida. Mas em um processo controlado, essa fuga é suspeita e merece ser investigada.
A Sétima pergunta é: Meu indicador mostra uma meta e seus limites de controle?
A Sétima lição: Conheça um mínimo de estatística básica.
8 – Quem é o responsável?
Quando pego um indicador de uma empresa para avaliar sempre tive de perguntar quem é o responsável por ele. E dificilmente sabem responder quem é. Acredite. Falta essa informação básica, mas necessária.
O importante aqui não é indicar o culpado, caso o resultado vá mal, ou o benfeitor, caso esteja tudo dando certo. Isso é útil para demonstrar quem responde, não necessariamente pela informação contida, mas pela gestão do resultado, pelo controle das variáveis.
Em uma reunião crítica de melhoria é essa pessoa que tem que demonstrar domínio sobre o indicador, conhecer suas variáveis, suas nuances, o processo relacionado e acima disso tudo, é a pessoa indicada a quem se procurar para que se possa entender tudo isso. Ela é o elo entre o processo e o cliente, seja ele interno ou não. É quem deve possuir total domínio sobre seu entendimento e bom nível de conhecimento sobre como controlar suas variáveis, mesmo que não esteja tendo êxito naquele momento.
A Oitava pergunta é: O gestor do indicador está definido?
A Oitava lição: Não confunda o responsável pela informação com o da gestão.
9 – Como se deve apresentar?
Aqui está a parte considerada por muitos pura besteira, alvo de piadinhas e algum sarcasmo. Mas não esmoreça. Dedique tempo sim a uma boa apresentação. Estude o lay-out para o modelo que melhor se encaixe no tipo de informação que você queira mostrar.
Avalie cores para realçar as informações e destacar itens críticos que não agridam nem tornem a impressão um panfleto de carnaval. Use fontes simples, nada de letras enfeitadas e estilosas, seja prático. Crie gráficos com efeitos simples, a idéia de volume sempre agrada, e capriche muito no esforço de tornar essa enorme quantidade de informação em algo simples e fácil de entender. Isso não é firula, é clareza.
A Nona pergunta é: Consigo extrair a informação que preciso em menos de 5 segundos?
A Nona lição: Estude um pouco de design.
Continua...
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