quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Implantação 1º S – Seiri – Senso da Utilização.

 
CONCEITO: “separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário”.


“Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil”.
“Só o que tem utilidade imediata deve estar na área de trabalho”.
“Somente a quantidade certa deve estar disponível”. 
  • Identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho. Manter no setor apenas o que realmente precisa e usa.
  • Verificar se os equipamentos, ferramentas e materiais estão em bom funcionamento.
  • A quantidade de suprimentos no setor é mesmo necessária ou podemos ter apenas um “estoque” mínimo de suprimentos.
  • Existem papéis, dados, informações desnecessários nos locais de trabalho?
  • Tudo o que for desnecessário para o setor deve ser colocado a disposição ou jogado no lixo.
  • Relacionar todos os materiais necessários adquirir (comprar) para organização do setor.
 AÇÕES NECESSÁRIAS:
  • Retirar todos os tipos de papéis e colagens das paredes.
  • Calendários, preferir os de mesa.
  • Checar o que realmente é usado no seu porta trecos.
  • Descartar relatórios e informações desatualizadas. Inclusive pedaços de papel com telefones ou recados antigos.
  • Descartar pastas com informações desnecessárias.
  • Descartar agendas antigas.
  • Retirar objetos pessoais de seu local de trabalho.
  • Identificar e relacionar reparos necessários nas instalações elétricas, hidráulicas, móveis e eletrônicos.
  • Apontar melhorias para o setor.
 O quadro a seguir ajudará na classificação do útil e do inútil:
 
Senso da Utilização
Dica: Crie um formulário BALANÇO DOS DESCARTADOS  para apresentar o “ balanço”  dos materiais descartados.

Fonte: adaptado de: http://gestalksaude.wordpress.com/2013/07/28/187/?goback=%2Egde_3449167_member_261371074

Sem comentários:

Enviar um comentário