CONCEITO: “separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário”.
“Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil”.
“Só o que tem utilidade imediata deve estar na área de trabalho”.
“Somente a quantidade certa deve estar disponível”.
- Identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho. Manter no setor apenas o que realmente precisa e usa.
- Verificar se os equipamentos, ferramentas e materiais estão em bom funcionamento.
- A quantidade de suprimentos no setor é mesmo necessária ou podemos ter apenas um “estoque” mínimo de suprimentos.
- Existem papéis, dados, informações desnecessários nos locais de trabalho?
- Tudo o que for desnecessário para o setor deve ser colocado a disposição ou jogado no lixo.
- Relacionar todos os materiais necessários adquirir (comprar) para organização do setor.
AÇÕES NECESSÁRIAS:
- Retirar todos os tipos de papéis e colagens das paredes.
- Calendários, preferir os de mesa.
- Checar o que realmente é usado no seu porta trecos.
- Descartar relatórios e informações desatualizadas. Inclusive pedaços de papel com telefones ou recados antigos.
- Descartar pastas com informações desnecessárias.
- Descartar agendas antigas.
- Retirar objetos pessoais de seu local de trabalho.
- Identificar e relacionar reparos necessários nas instalações elétricas, hidráulicas, móveis e eletrônicos.
- Apontar melhorias para o setor.
O quadro a seguir ajudará na classificação do útil e do inútil:
Dica: Crie um formulário BALANÇO DOS DESCARTADOS para apresentar o “ balanço” dos materiais descartados.
Fonte: adaptado de: http://gestalksaude.wordpress.com/2013/07/28/187/?goback=%2Egde_3449167_member_261371074
Fonte: adaptado de: http://gestalksaude.wordpress.com/2013/07/28/187/?goback=%2Egde_3449167_member_261371074
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