CONCEITO: “um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar”.
“Encontrar rapidamente o que precisa.”
- O primeiro passo é definir um lugar para as coisas.
- O segundo passo é como guardar as coisas.
- O terceiro passo é obedecer às regras.
- Cada coisa tem que ter nome. Dê nome a tudo! Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Nenhum item sem lugar definido. Mesmo que alguém esteja usando o item. Assim fica mais fácil de localizar as coisas. Devemos usar muito as etiquetas em tudo que há no local de trabalho: nas pastas, nos armários, nas ferramentas e materiais que utilizamos no dia a dia.
DICAS:
PARA ORGANIZAR SUAS GAVETAS:
- Reorganize itens, colocando os que forem afins juntos;
- Limite seus itens pessoais em uma gaveta (de preferência a última);
- Coloque qualquer trabalho a fazer na superfície de sua mesa para processamento imediato;
- Leve suas “tralhas” em excesso para casa;
- Apenas itens de uso frequente devem ficar próximos a sua carteira de trabalho.
PARA ORGANIZAR SUA MESA:
- A frequência de uso é a chave para a localização, pense em sua mesa inteira como “espaço principal”. Tudo que fique perto, deve valer a pena, o que significa usá-los com frequência. Comece pelas gavetas, colocando-as em ordem, agrupando, jogando fora e redistribuindo itens. Isso significa que se deve limitar os itens pessoais a uma gaveta;
- O objetivo não é uma mesa perfeita o tempo todo. Em vez disso, é a capacidade de encontrar coisas quando precisa delas e ter sempre um local de trabalho limpo. Deve-se processar tudo o que estiver em sua mesa, colocando cada coisa em seu local apropriado com rapidez e facilidade;
- Se tiver uma caixa (escaninho) de saída, limpe-a pelo menos uma vez ao dia;
IDENTIFICAÇÃO:
Todas as identificações deverão seguir um padrão para os armários, gavetas, manuais, objetos sobre a mesa, pastas, etc.
RELEMBRANDO…
Limpe sua mesa no final de cada dia;
Seja seletivo sobre o que manter;
Jogue coisas fora,
Arquive rapidamente.
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