quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dia do Consultor - tempo de reconhecer.


As organizações dependem, cada vez mais, da contribuição de consultores e empresas de consultoria para encaminhar a resolução de seus problemas.

Por vezes, a demanda traduz necessidades lógicas e ordenadas de planejamento estratégico ou de inovação. Outras, um certo desconhecimento da solução final, mas uma consciência de que algo é preciso fazer. Mas há também aquelas situações em que o incêndio já começou e que é preciso apagá-lo de qualquer maneira.

Dia do Consultor " Tempo de reconhecer "

As organizações dependem, cada vez mais, da contribuição de consultores e empresas de consultoria para encaminhar a resolução de seus problemas.

Por vezes, a demanda traduz necessidades lógicas e ordenadas de planejamento estratégico ou de inovação. Outras, um certo desconhecimento da solução final, mas uma consciência de que algo é preciso fazer. Mas há também aquelas situações em que o incêndio já começou e que é preciso apagá-lo de qualquer maneira.

Do outro lado da linha, o consultor, em busca do melhor emprego de seu talento, seja na construção de produtos ou de processos.

Tudo começa com o conhecimento do potencial cliente, o entendimento da demanda, negociação do contrato, a realização de diagnóstico, a aplicação das técnicas de intervenção, o alcance do resultado, os ajustes, avaliação e a retirada (ou recontratação). Parece linear, mas não é.

O consultor, acima de tudo, é um empreendedor. Assume como sua a responsabilidade de atender o mercado da melhor maneira, por sua conta e risco. Dedica mais horas ao cliente do que as contratadas. Tem senso de urgência e está disponível praticamente 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Lê, estuda e pesquisa o tempo todo. E ainda corre o risco de não ser bem entendido ou avaliado.

Na verdade, o consultor agrega muito mais valor do que é reconhecido. É procurado porque alguém identificou suas competências. É exigido porque sempre tem que saber mais que o cliente. É desafiado porque tem que saber antes do cliente. É visto como portador de comportamentos éticos tanto na negociação em si quando na imparcialidade no tratamento com pessoas e independência quanto ao pensamento oficial do cliente. Não tem costas quentes . Vale o que contribui.

Seu produto: a mudança. Sem mudança não há consultoria, pois não precisaria ser chamado para manter o status quo. Esta é a sua principal missão: provocar e ordenar a mudança.

No dia internacional do consultor, as homenagens do IBCO e o reconhecimento pelo imenso serviço prestado à sociedade, em especial por seus associados.

A Diretoria do IBCO

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